quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Modelos de cor



Oi, como estão? ✌
Hoje falaremos um pouco sobre modelos de cor. 


    Pixel é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira.
Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes (exatamente 16.777.216). Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim sucessivamente.





    A resolução de uma imagem se refere a densidade de pixels (ou pontos impressos) que fazem parte daquela imagem ou gráfico. Quanto maior a resolução, maior será a definição e detalhe da imagem. Uma imagem com resolução baixa ficará borrada e com menos detalhes. 
A resolução de uma imagem é calculada em DPI (pontos por polegada ou “Dots Per Inch” em inglês) e PPI (pixels por polegada ou “Pixels Per Inch”). Existem diferenças entre estes dois: DPI se refere a documentos impressos e quantia e espaçamento entre pontos cianos, magentas, amarelos e pretos, enquanto PPI se refere a pixels na tela.







     A profundidade da cor indica o número máximo de cores que uma imagem pode conter. A profundidade da cor é determinada pela profundidade de bits de uma imagem (o número de bits binários que definem o tom ou a cor de cada pixel em um bitmap). Por exemplo, um pixel com uma profundidade de 1 bit pode ter dois valores: preto e branco. Quanto maior a profundidade de bits, mais cores uma imagem pode conter e mais precisa é a representação das cores. Por exemplo, uma imagem GIF de 8 bits pode conter até 256 cores, enquanto que uma imagem JPEG de 24 bits pode conter aproximadamente 16 milhões de cores.

     O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Consequentemente, a resolução da imagem torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo.



Modelos de cor:


     RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas
.



     CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Resultado de imagem para CMYK




     HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturatione brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). 
Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.

Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.

Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.



    YUV é um sistema de codificação de cores normalmente usado como parte de uma pipeline de imagem colorida . Ele codifica uma imagem colorida ou um vídeo que leva em consideração a percepção humana , permitindo uma largura de banda reduzida para componentes de crominância , permitindo que os erros de transmissão ou os artefatos de compressão sejam mascarados de forma mais eficiente pela percepção humana do que usando uma representação RGB "direta". Outras codificações de cores têm propriedades semelhantes e a principal razão para implementar ou investigar propriedades do Y'UV seria para interface com televisão analógica ou digital ou equipamento fotográfico que esteja em conformidade com determinados padrões do Y'UV.





Espero que tenham gostado! 😂😁


Fontes: 

https://en.wikipedia.org/wiki/YUV

https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV

https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2014/11/pixel-resolucao-profundidade-de-cor-e.html



https://chocoladesign.com/entenda-o-que-%C3%A9-resolu%C3%A7%C3%A3o-de-imagem-2f62147ea1a7

http://product.corel.com/help/CorelDRAW/540240626/Main/BR/Doc/wwhelp/wwhimpl/common/html/wwhelp.htm?context=CorelDRAW_Help&file=CorelDRAW-Understanding-color-depth.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/RGB


https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/image-size-resolution.html

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Cor e imagem

Oi, tudo bem turma!?
 Hoje vamos falar sobre imagens e cores, espero que se divirtam!! 

   Imagem : significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto.

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo rastreio(raster) e outra do tipo vetorial. Uma imagem digital do tipo raster, ou bitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. A imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plotters de traçagem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro.

"
Uma imagem vale mais que mil palavras."
Uma imagem tem,geralmente, muito mais impacto do que um conjunto de palavras, sejam escritas ou faladas. Por isso, muitas vezes as imagens tem uma grande importância nos documentos impressos e electrónicos.


Resultado de imagem para catastrofes da siria




  A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada ao nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.

A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho, 32% do tipo verde e 2% do tipo azul.


Por hoje é tudo, obrigado por lerem e até a próxima;) 




Fontes:

http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2014/11/forma-como-e-feita-interpretacao-das.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_digital

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Tipo de Média texto



Bom dia, pessoal
Como estão?
Hoje iremos tratar de um tema muito interessante: tipos de letra



TIPO (DE LETRA) = Conjunto unificado de caracteres (alfabéticos, numerais e marcas de pontuação) cujos desenhos e traçados distintivos [TYPEFACE]) partilham as mesmas características, exibindo propriedades visuais semelhantes e consistentes.

Ex.: Times New Roman

FONTE = Variante de um TIPO (DE LETRA) cujos caracteres têm um determinado estilo (que pode compreender variantes serifadas ou não serifadas), corpo (tamanho) e forma (espessura, largura e inclinação).

As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped, não pode imprimi-las. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

As fontes escaladas são definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.








Todos nós constantemente utilizamos fontes para criar nossos documentos do dia a dia, entretanto passa despercebido por nós alguns detalhes presentes nas fontes, geralmente fazemos o uso inadequado delas em certas circunstâncias, por isso agora vamos explicar a principal diferença existente nas fontes e como utilizar elas de forma correta. Serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras, visto com frequência em fontes como a Times New Roman, que portanto é uma fonte Serifada veja o exemplo abaixo:




Desta forma as fontes chamadas Sans-Serif, ou seja, sem serifa, são aquelas que não possuem esses traços e alongamentos. Um exemplo é a Arial:









Nuvem de Palavras























Esperamos que tenham gostado e até a próxima ;)






Nossas fontes:



https://greeceintech.wordpress.com/2014/10/29/tipos-de-fontes-bitmapped-e-escaladas/

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/familia-tipografica-tipo-de-letra-e-fonte-tipografica/30113

https://wordart.com/create