sexta-feira, 13 de abril de 2018

Programação parte 2




Olá gente,
Como vão as coisas?
Agora daremos continuidade a o nosso primeiro post sobre programação.


Nos foi pedido em sala que fizéssemos a análise da seguinte frase:
 “Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a
tornar-se muito poderosos.”

Hoje em dia na nossa sociedade,os dispositivos móveis vem cada vez ficando mais práticos, facilitando a nossa vida seja para pagar as contas de casa no telemóvel, assistir filmes, fazendo com que nem precisemos mais de sair de casa para (quase) nada. Com isso, estamos cada vez mais a depositar todas as informações das nossas vidas lá dentro e acaba que ela ao fim, tem se tornado algo que faz parte do ser humano. Imagine se tu perderes o teu telemóvel, a quantidade de informações que tens de ti la dentro, e como seria tua vida nos dias de hoje sem este aparelho. Com isso, à medida que o tempo passa, e os telemóveis vem avançando e nós vamos cada vez  dependendo mais deles, eles estão a tornar-se mais poderosos a carregar tanta informação e a gerar dependência no ser humano.



Android 

A história da versão do sistema operacional móvel Android começou com o lançamento da versão alpha em Novembro de 2007. A segunda versão comercial, o Android 1.0, foi lançado em Setembro de 2008. Está em desenvolvimento corrente pela Google e Open Handset Alliance, e o sistema operacional recebeu uma série de atualizações desde o seu lançamento original. Essas atualizações geralmente corrigem erros e adicionam novas funcionalidades.

Desde Abril de 2009, as versões Android foram desenvolvidos sob um codinome e lançadas em ordem alfabética: Alpha, Beta, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow, Nougat e Oreo.
Resultado de imagem para android


                               






 Espero que tenham gostado do conteúdo! Até a próxima:)



https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3rico_de_vers%C3%B5es_do_Android


quarta-feira, 11 de abril de 2018

Programação parte 1




Boas pessoal, como foram as férias de Páscoa?
Iniciamos agora nosso último período de aplicações, e hoje introduzimos um assunto essencial na sociedade de hoje: Programação.



Programação
é o processo de escrita teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.


Linguagens de baixo nível

São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas.

A linguagem máquina: esta linguagem ordena à máquina as operações fundamentais para seu funcionamento. Consiste na combinação de 0's e 1's para formar as ordens entendíeis pelo hardware da máquina.
Esta linguagem é muito mais rápida que as linguagens de alto nível.
A desvantagem é que são bastante difíceis de manejar e usar, além de ter códigos fonte enormes onde encontrar uma falha é quase impossível.


Linguagens de alto nível

São aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina.
Estão dirigidas a solucionar problemas mediante o uso de EDD's.

Nota: EDD's são as abreviaturas de Estruturas Dinâmicas de Dados, algo muito utilizado em todas as linguagens de programação. São estruturas que podem mudar de tamanho durante a execução do programa. Permitem-nos criar estruturas de dados que se adaptem às necessidades reais de um programa.

Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, à princípio, um programa escrito em uma linguagem de alto nível, pode ser migrado de uma máquina a outra sem ocorrer nenhum tipo de problema.



Diferença entre programa e algoritmo


Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas actividades, definindo a sequência de actividades que devemos fazer para atingir um objectivo.
Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstracto — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas são visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.




Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Ada como a descrição de um computador e um software.





















Esperamos que tenham aprendido um pouco connosco hoje! Até a próxima :)












Fontes:


http://www.criarweb.com/artigos/685.php


http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2015/04/diferenca-entre-algoritmo-e-programa.html